Elan Mello

Elan Mello Dermopigmentador – Criador da Micropigmentação Capilar.

Veja a cronologia da trajetória artística de Elan Mello desde os 8 anos de idade (1978) até os tempos atuais na Micropigmentação Capilar.

1970 – Nasceu em Ituiutaba, interior de Minas gerais, no Triângulo Mineiro, Brasil. Filho de Eurípedes da Costa Mello, arquiteto e político e Maria de Lourdes M. Mello, professora dona de casa, o 3º de quatro irmãos.

1978 – Primeira tentativa de tatuar (aos 8 anos de idade); Primeira criação e desenho de uma logomarca;

1979 – Começa a praticar a pintura em tela (óleo sobre tela);

1980 – Começa a praticar de forma intensa o desenhos que criava demostrando talento em habilidade manual e criatividade;

1982 – Pratica algumas escultura em madeira; Começa a tatuar cobrando pela sua arte, aos 11 anos de idade (Já Morando na capital mineira, Belo Horizonte),

1983 – Trabalhos com linhas em tear e Artesanatos. Executa muitos trabalhos de pintura “óleo sobre tela”. Desenho Publicitário (curso no INAP- Instituto Nacional de Artes e Projetos);
1984 – Aprende Ourivesaria, algumas esculturas em pedra sabão;

1994 _ Conhece sua  esposa Vanessa Mello, com a qual é casado até atualmente, onde se “juntaram” e foram morar juntos desde o primeiro dia que se conheceram, oficializando casamento em 1997;

1998 – Incentivado pela sua esposa, que sempre trabalhou com ele, começa a dermopigmentação na Maquiagem Definitiva e área paramédica. Trabalhando em espaço próprio, onde praticava diariamente a dermopigmentação artística (tatuagem). Nascia a clínica Elan Mello (desde 1998 até hoje);

2001 – Pratica intensamente o óleo sobre tela, onde participa de várias exposições e vernissages com sua obra, evidenciado pela mídia faz vários quadros até 2006; Começa a desenvolver trabalhos de webmaster e web-designer diante de uma necessidade de mostrar seus trabalhos na internet;

2007 – Faz varias obras de ourivesaria e desenho de joias paralelamente ao seu trabalho desenvolvido na dermopigmentação;

2008 – Cria e começa a praticar a Micropigmentação Capilar de forma inédita;

2012 – A clínica Elan Mello passa a se chamar Elan Mello Micropigmentação Capilar e passa a oferecer somete a Micropigmentação Capilar;

2013 – Cria técnicas exclusivas de Micropigmentação Capilar a exemplo da técnica Fio-a-fio 3D

Durante essa trajetória em diversos segmentos artísticos Elan Mello nunca parou de trabalhar com a dermopigmentação, tendo hoje em seu currículo 40 anos de prática no segmento de dermopigmentação. Essa é a base que teve para criar e trabalhar hoje com a Micropigmentação Capilar, sendo um amadurecimento natural de sua arte (de 1978 a 2018)

Elan Mello começou na dermopigmentação com 8 anos de idade (em 1978)

Elan Mello, conhecido como o pioneiro e criador da Micropigmentação Capilar, começou a mostrar o interesse pela prática da arte de dermopigmentação aos 8 anos de idade. Em 1978 ao ver uma reportagem na TV que falava de uma nova tendência no Brasil, a tatuagem (veja aqui a reportagem de 1978 no YouTube) data em que tentou esboçar os primeiros traços na pele.

Desde essa época até os tempos atuais Elan Mello vive e participa da história da dermopigmentação no Brasil. Pôde praticar a dermopigmentação de maneira tão intensa e variada, dando a ele conhecimento e intimidade únicas com o implante de pigmento na derme.

Iniciou na dermopigmentação no segmento artísticos (tatuagem), sendo um dos primeiros tatuadores do Brasil numa época que só conhecíamos a tatuagem como dermopigmentação.

Elan Mello em 1982, com 12 anos de idade, começou a executar a tatuagem, nesse tempo ele já cobrava e tinha retorno financeiro pelo seu trabalho. Era uma época que ainda não tínhamos no Brasil materiais disponíveis para dermopigmentação, aqui não se vendia ou fabricava nada para a prática e tudo que se conseguia era importado. Máquinas (dermógrafos), pigmentos, agulhas e acessórios era muito difícil conseguir. Tivemos que improvisar, criar, adaptar e assim demos os primeiros passos rumo ao que é a realidade do segmento hoje no Brasil.

Quem pode vivenciar esse começo sabe que era regra os tatuadores executarem os seus trabalhos de forma manual, sem máquinas (dermógrafo), com agulhas de bazar (nº 12) e tintas para desenho. Era um tempo que verdadeiros artistas conseguiam grandes obras de arte com pouquíssimo recurso. Elan executou seu trabalho durante 4 anos de forma manual (agulhinhas amarradas em palito de fósforo) o que lhe propiciou intimidade total com a pele.

Em 1986 já era uma época que já se conseguia algumas máquinas fabricadas por poucos, Elan Mello comprou sua primeira máquina de tatuagem (dermógrafo) montadas em fabricas de “garagem”, com motores  de barbeador “Philishave anos 80”, que era o que tínhamos de mais moderno no Brasil.

barbeador maquina tatuagem antiga philishave action usado máquina de tatuagem

Motor do barbeador “Philishave” anos 80 que eram usados na fabricação de máquinas de tatuagem. Possuíam um mecanismo de eletroímãs que acionavam vibrador e faziam o movimento de “vai e vem” das agulhas, com 110 ~ 220 v

Acompanhou toda a transformação  da dermopigmentação até os dias atuais com a grande oferta e variedade de materiais vinda de toda parte do planeta, onde a chegada da internet permitiu uma globalização e progresso para sermos “brindados” com o surgimento da dermopigmentação Estética e Paramédica (auxilio à medicina), Em um processo de “amadurecimento” e progresso natural de sua obra Elan Mello pôde mostrar grandes trabalhos nessa área da dermopigmentação, sendo conhecido pelos resultados refinados e naturais de seus trabalhos, sendo solicitado por profissionais da medicina para trabalhos em cicatrizes.

O ritmo da dermopigmentação ia tão intenso que obrigou a ANVISA e Ministério da Saúde a entrarem em cena, criando regras e regulamentando o material usado na prática de dermopigmentação.

Com a base em todos esses anos que viveu e praticou intensamente a dermopigmentação nos segmentos artístico, estético e paramédico é que Elan diante de uma necessidade e inspiração vinda dos próprios calvos, desenvolveu e começou a executar a dermopigmentação na região do couro cabeludo, a qual batizou de Micropigmentação Capilar

ELAN MELLO – Especialista e criador da Micropigmentação Capilar

elan mello micropigmentação capilar

Elan Mello – Dermopigmentador com 40 anos de prática – Criador da Micropigmentação Capilar

Dermopigmentador com 40 anos de prática (de1978 a 2018) no segmento artístico, estético e paramédico da dermopigmentação* Elan Mello é um dos pioneiros do trabalho no Brasil, quando começou a tatuar com 8 anos de idade.

(*dermopigmentação – Pigmentação Artificial Permanente da Pele – pigmentação exógena implantada na camada dérmica ou na camada subepidérmica da pele, com o objetivo de embelezamento ou correção estética)

Em 2012, Elan Mello mostrou – no “Mais Você” apresentado por Ana Maria Braga –  pela primeira vez para o Brasil a Micropigmentação Capilar, criada por ele em 2007 para tratar e camuflar a calvície.

 A Micropigmentação Capilar é produto brasileiro – made in Brazil – Elan Mello foi o primeiro no planeta a mostrar uma dermopigmentação especifica para camuflar a calvície. Temos varias provas que foi ele que criou a Micropigmentação Capilar (e-mails datados, fotos datadas, vídeos e anúncios na internet, etc.), mas apenas essas duas já mostram a verdade:

  1. No YouTube o vídeo de Micropigmentação Capilar com data de postagem mais antiga na internet mostra Elan Mello fazendo o procedimento, prova que Elan foi o primeiro a fazer e a mostrar > Clique para ver o vídeo.
  2. Após criar a técnica Elan Mello batizou com o nome de Micropigmentação Capilar – a prova disso é que o domínio na internet (.com.br) com o nome da técnica – micropigmentacaocapilar.com.br – é dele e mostra o trabalho realizado por ele.

Como surgiu a ideia e como Elan criou a Micropigmentação Capilar?

Na internet Elan Mello se destacava com seus trabalhos na área paramédica camuflando cicatrizes, manchas de pele, recuperando auréolas mamarias e pigmentando vitiligo com resultados que impressionavam.

Com a criação da internet e a globalização que ela proporcionou e ferramenta de busca que ela se tornava, as pessoas que sofriam com a calvície a usavam na procura de uma solução para seu problema de calvície e ao se depararem com os resultados dos trabalhos de tatuagem e maquiagem definitiva de Elan viam a possibilidade de esconderem a calvície simulando cabelos de forma artística, escurecendo o couro cabeludo com a dermopigmentação, enxergaram nele a chance de se livrarem da calvície através do implante de pigmentos na derme e de seu talento artístico.

Nessa época Elan recebia inúmeros e-mails de quem já estava aflito com a perda dos cabelos questionando a possibilidade de realizar um trabalho parecido.

Com a ideia em mãos, vinda deles nesses e-mails, Elan desenvolveu técnicas especializads para realizar a Micropigmentação Capilar, começando a executar esse trabalho de forma inédita em 2007.

Elan Mello sempre diz que o mérito da criação, os idealizadores da técnica são os que sofriam com a falta de cabelo, os calvos e careca que presentearam ele e o mundo com uma ideia tão criativa. Ele foi apenas o instrumento dessa criação, foi quem colocou a ideia em prática com sua arte, com talento e experiência em dermopigmentação.

Alguns dos clientes famosos que Elan Mello já fez a Micropigmentação Capilar

famosos com micropigmentação capilar

Clientes famosos que usam a Micropigmentação Capilar de Elan Mello

Elan Mello já atendeu diversos clientes famosos, entre eles podemos destacar: Dedé Santana (Os Trapalhões), Roberto Carlos (Cantor – O rei), David Brazil (Promoter e ator), Gracyanne Barbosa (Musa Fitness), Belo (cantor), Norival D’Angelo (baterista do Roberto Carlos) e Jacaré (ator e ex-dançarino da banda “É o Tchan”).

Michael Jackson oficialmente o primeiro idealizador da Micropigmentação Capilar

micheal jackson usava micropigmentação capilar

Michael Jackson pode ser considerado o idealizador da Micropigmentação Capilar. Resultado de sua autópsia revelaram a presença de pigmento tatuado em seu couro cabeludo para disfarçar a falta de cabelos

Se formos dar o crédito a alguém, essa pessoa se chama Michael Jackson, ele mesmo, o astro Pop.  Assim como foi em toda sua carreira artística, até depois de morto ele foi inovador, único e brilhou.

Documentado e de maneira oficial é ele que tem registrado, com data mais antiga, a primeira noticia que temos da Micropigmentação Capilar. Quando digo que ele inovou até mesmo depois de morrer, falo isso porque os documentos da autopsia do Rei Pop mostra que ele já usava uma espécie de tatuagem no couro cabeludo para camuflar a calvície.

Acredito que com sua mente de gênio ele mesmo tenha tido a grande ideia e procurado um tatuador para executa-la. Nascia a Micropigmentação Capilar idealizada e criada por Michael Jackson. Veja no link  a autopsia do cantor e repare quando citam a técnica. Na pagina 4 da sessão 12 cita “há uma coloração da pele escura que se assemelha a uma tatuagem na metade anterior do couro cabeludo”. https://vindicatemj.files.wordpress.com/2013/12/autopsy-report-of-mj.pdf

autopsia michael jackson mostra micropigmentação capilar

Autópsia de Michael Jackson revela que o astro pop usava pigmento tatuado no couro cabeludo para disfarçar a calvície. Esse é o primeiro relato oficial documentado de Micropigmentação Capilar que coloca o Rei Pop como idealizador da técnica.

A autopsia documenta oficialmente que Michael Jackson já usava a Micropigmentação Capilar, não temos provas que quem executou nele o trabalho já fazia esse tipo de dermopigmentação, o que nos leva a acreditar que foi ele quem procurou um dermopigmentador e com a ideia em mente pediu que fizesse a tatuagem no seu couro cabeludo.

Acreditamos que no planeta possa existir outros que tenham executado esse tipo de trabalho antes de Michael Jackson, mas se não for provado com documentos oficiais como a autópsia dele, não poderão tirar os créditos de idealizador da Micropigmentação Capilar do cantor.

Quando falamos que Elan Mello criou a Micropigmentação Capilar, apesar dessas evidências que a técnica já havia sido usada antes, estamos nos referindo que ele foi o primeiro a mostrar de maneira profissional e adaptada para região do couro cabeludo uma dermopigmentação totalmente direcionada para camuflar a falta de cabelos no couro cabeludo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *